Categories Geral

O que esperar de 2017?

Fabio-Scavassa-600x600Então começa o ano novo. É sempre um misto de expectativas e alguns receios. É fato que 2016 não foi um dos melhores. Tivemos crises diferentes, de todos os aspectos possíveis. Financeira, social, política.  Foi um ano de muitos altos e baixos. Uma verdadeira montanha-russa. Porém, além de tudo isso, também foi um ano de tendências, cores, conceitos e muitas novidades no universo do design.

Ruptura de alguns conceitos e quebra de paradigmas. Renovação, evolução e avanços tecnológicos. Conservadorismo. Contemporaneidade. Tenho amigos da área que defendem essas duas linhas e confesso que, vira e mexe, também fico dividido. Gosto muito de pensar em tudo que a tecnologia pode nos oferecer, mas sem esquecer, é claro, de tudo que temos. Tudo que foi inventado e criado até aqui.

Lendo algumas notícias do nosso mercado, estive refletindo sobre o que 2017 pode nos trazer. Na verdade, estou certo que continuaremos aproveitando e desfrutando de tendências que foram sucesso no ano passado. O segredo vai ser o equilíbrio. Conciliar e unir o velho (que pode nem ser velho) e o novo.

A Pantone (empresa especializada em cores) divulgou uma palheta de cores pra lá de especial. Tons castanhos, cor de vinho, azul e nuances incomuns como vermelho com gelo estarão em alta. Os nudes também devem continuar agradando principalmente em decorações minimalistas.

Já que estamos falando de cores, o conceito Tinted Black, mais do que nunca, é tendência. Alguns profissionais demonstram um certo receio ao trabalhar com tons de preto, talvez por incerteza quanto o tipo de mensagem ou energia que essa cor pode passar. Por outro lado, esta cor nunca sai de moda. Através dele é possível fazer uma decoração versátil, sofisticada e de conforto visual.

Tijolinhos, madeira de demolição, cortiças, pastilhas. Estas são as principais linhas de revestimentos que devem se manter no decorrer do ano. A Linha Dual Syncro, da empresa Guararapes, fabricante de painéis em MDF, lançou 4 novidades. O Sibéria em tons cinza que apesar de discreto consegue imprimir bastante personalidade. O MDF Savana mostra a perfeita combinação entre relevos e veios. Bavieira para todos os profissionais que gostam de tons fortes. E, por fim, o  MDF NERO. Um queridinho para os amantes de obras refinadas.

A Casa Berneck também promete vir com tudo neste novo ano. Apostando em espaços de refúgio, eles estão focados em fazer um verdadeiro convite para explosão de sensações, texturas, cores e acabamentos.

A empresa Masisa deve continuar trabalhando com uma linha de painéis inédita que lançaram ainda em 2016. Tanto no Brasil como em outros países do mundo, o principal objetivo deles é levar sofisticação e pluralidade cultural.

O primor pelos acabamentos. Os móveis rústicos. Os benefícios dos móveis sob medida. O conceito de marcenaria moderna. Os novos padrões de MDF. As  novas opções de revestimentos. Não vai faltar encontros, eventos, conceitos, cores, texturas, criações, construções, designers. Estamos apenas começando, meus amigos. Que seja um ano de projetos e realizações para todos nós.

Abraços!  

Fabio Scavassa é sócio-diretor e design na empresa Mada Marcenaria * 

 

Share