Como diz a conhecida frase do químico, Antoine Lavoisier, “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, tem o mesmo conceito de um móvel Retrô: Tudo que se cria, se recria. Em 2017, uma decoração moderna com elementos do passado traz uma nova cara para a casa de um público cada vez mais nostálgico.
Diferente de um móvel Vintage, que parte da ideia de reaproveitar um móvel de fabricação original feito há décadas – geralmente, herdado de algum parente, garimpado em brechós ou feira de móveis antigos. Os móveis Retrôs seguem o propósito de criar um móvel novo, inspirado no design de móveis antigos, no entanto, mais adequado a uma decoração contemporânea.
Se tornando tendência, os mais populares são aqueles inspirados nas décadas de 50, 60, 70 e 80. Com estampas florais, cores vibrantes, com as bases dos móveis no estilo pé palito ou os trabalhados a mão, como as decorações mais clássicas inspirados em peças imperiais. Porém, o segredo de uma decoração retrô está na mescla deles com os móveis modernos.
A Mada Marcenaria sempre de olho nas tendências, atende qualquer tipo de projeto de móvel que se inspirem em todas as épocas. De acordo com Fábio Scavassa, sócio-diretor da Mada, o segredo de um bom design, está em pensar no futuro sem esquecer o passado. “Nós temos mais de 20 anos de história, e, pensar sempre em novas tendências faz parte dos nossos projetos. No entanto, as referências dão uma cara nova aos móveis com um estilo clássico. Por isso, quando produzimos uma peça, não queremos copiar o que já existe, mas usar as referências para criar algo que possa ser atemporal”, ressalta.
Misturar peças retrô de épocas diferentes, com uma decoração moderna traz personalidade ao ambiente e exclusividade. Além disso, a qualidade da madeira é indiscutível, porque melhor do que uma decoração retrô e moderna é uma decoração que durará gerações.