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Industrialização do design: bom ou ruim?

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A industrialização do design é um assunto que tem sido muito discutido entre os profissionais da área. Sabe-se que a produção em larga escala divide muitas opiniões entre aspectos positivos e negativos. Não se pode negar os benefícios advindos da tecnologia, porém, se utilizado de maneira errônea, podemos perder em alguns fatores.

Um dos pontos positivos da industrialização do design é justamente o aumento de peças em séries e o barateamento de custos. Os trabalhadores têm poucas tarefas, podem utilizar da mesma ferramenta e, assim, realizar uma mesma linha de produção. Outro ponto importante é a redução de custos. O aumento nas taxas de produção possibilita que uma empresa possa produzir em grandes quantidades um produto por um preço mais baixo. Principalmente se comparado com uma produção tradicional.

Por outro lado, um produto feito de forma industrializada não possui personalização. Para Fabio Scavassa, diretor e designer da empresa MADA MARCENARIA, um dos pontos negativos é que não possui personalidade. “Um móvel que é criado e replicado para várias pessoas pode até possuir identidade, mas perde-se em originalidade. Isso é inevitável, são menos detalhes e não tem aquele trabalho manual”, afirma.

No geral, a industrialização do design não é ruim. Porém, tudo que é em excesso precisa de cuidado. Não se pode virar refém desse processo, mas sim saber utilizá-lo ao nosso favor. É importante aproveitar os recursos tecnológicos advindos da revolução industrial, sem deixar de lado os benefícios de um trabalho feito manualmente.

O fato é que seja uma cama, uma penteadeira ou mesmo uma cadeira, a criação de um design visa satisfazer nossas necessidades com conforto e estilo. Pesquisam apontam que a emoção positiva de um belo objeto é interpretada pelo cérebro como vinda de algo bom. Ou seja, é por isso que nossos olhos sempre ficam mais atraídos por tudo aquilo que parece mais bonito, atraente e interessante.

Além de ser bonito, o trabalho do designer também consiste em criar algo que seja funcional. Segundo Fabio, é muito importante colocar essência em tudo que nos propomos a fazer. “Eu valorizo muito e não abro mão dos projetos que fazemos aqui na Mada. São pensados e criados para cada cliente específico. A ideia é deixar nossa essência e identidade. Isso, sem dúvidas, faz com que cada móvel seja único e especial”, completa Scavassa.

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