A escolha assertiva de uma paleta de cores além de dar um toque especial no projeto, pode representar a personalidade do cliente
Se cada cor tem um significado e é capaz de passar uma determinada energia, na hora de decorar um ambiente ou mesmo construir um móvel novo, é muito importante pensar em quais cores utilizar. Parece um grande desafio já que são tantas e tantas opções de paletas, mas tudo depende do gosto, afinidade, combinação e, principalmente, a mensagem que você deseja passar.
Não é por acaso que agências especializadas, estúdios e designers já estão pensando nas cores de 2017. Antigamente, as opções eram menores e consequentemente, as pessoas optavam por tons mais neutros. Hoje em dia, o desenvolvimento da tecnologia de pintura, da sociedade, dos padrões de comportamento e até os novos revestimentos, abriram espaço para um crescente leque de cores.
A Pantone (empresa especializada em cores) divulgou as tendências para o ano que vem. Estudiosos acreditam que os tons comuns serão repaginados e darão lugar para combinações repletas de criatividade e inovação.
Para Fabio Scavassa, sócio-diretor e designer na empresa Mada Marcenaria, é muito importante acompanhar quais paletas de cores estarão em alta no ano que vem. “Cada projeto precisa ser pessoal e inspirador, ou seja, se escolhermos a cor certa, será possível representar a personalidade de um cliente, além de dar aquele toque especial no projeto”, explica Scavassa.
Tendências 2017: as cores da moda
A combinação de cores incomuns como vermelho com gelo, azul ou cor de vinho, misturada com nuances de tons castanhos promete agradar. Segundo consultores esse tipo de tom pigmentado combina bem com texturas tridimensionais, ambiente vintage ou ainda ser utilizado para decorar peças maiores que acessórios.
O Azul Cerulean que tem menor pigmentação de magenta transmite frescor e surge como uma ótima opção para estofados e paredes. A combinação com tons amarelo e coral podem adicionar um toque mais jovial ou comercial.
Brilhante e chamativo o Rosa Pink foi o favorito de 2016. Para o ano que vem, esse tom deve apresentar um ar mais sério. Além de ser conhecido por dar um toque feminino, itens e peças nesta tonalidade também apresentam uma impressão retro.
Outro queridinho desse ano, os tons nudes, agradaram em decorações minimalistas. Combinados com marrons e beges profundos, eles passam uma sensação elegância e calmaria.
Seja uma paleta com cores suaves ou mais intensas, o importante mesmo é escolher tons que representem e expressem bem o projeto do nosso cliente. Afinal de contas, a vida é da cor que a gente quiser.