Geralmente utilizadas em datas comemorativas como o Natal, as cristaleiras podem guardar desde objetos simples até bens afetivos
Fim de ano é um momento propício para receber os amigos e familiares em casa. Nada como ouvir o barulho das crianças correndo pela casa, separar e preparar os alimentos da ceia, ou simplesmente ficar jogado no sofá batendo papo com os avós.
Um ambiente aconchegante, bem decorado, com boas energias faz toda diferença. Relembrar histórias, contar novas, dividir sorrisos. O espírito natalino tem sempre algo de mágico no ar. Fazendo com que aqueles que gostam e mesmo os que não acreditam muito nas crenças da época, passem a curtir o momento em família.
Cristaleiras: a exposição do que é importante
Não importa se é na casa da vovó com decoração antiga ou daqueles primos jovens que acabaram de casar. Todo mundo sempre repara nos móveis e em como a casa está decorada. A cristaleira, por exemplo, é um ótimo exemplo de peça decorativa muito utilizada nesta época do ano. Tanto por ser um mobiliário diferente como também por sua funcionalidade.
Antigamente era muito comum as pessoas manterem cristaleiras em suas casas para expor louças, copos e cristais. A cristaleira sempre teve o papel de guardar objetos importantes com grande valor emocional. São valores que passam de geração em geração. Tudo que se guardava ali não era por acaso, mas sim por ter um valor sentimental. Um verdadeiro significado.
Hoje em dia o propósito da cristaleira foi modernizado. Além de guardar os objetos tradicionais, tem sido cada vez mais utilizado para armazenar pequenas coleções, discos, livros, sapatos e até bebidas.
Mais do que isso. Atualmente, é muito comum ver esse mobiliário em vários ambientes diferentes de uma casa. Sala de estar, sala de jantar, cozinha e até no quarto são bem-vindas. Um objeto tão versátil como esse, tem sido procurado também em espaços comerciais como livrarias, cafeterias e lojas de vestiários femininos.
Por que cristaleira? Por que cristal?
O nome cristaleira basicamente representa uma espécie de armário em que se guarda e exibem louças e cristais. Os cristais, por sua vez, numa linguagem coloquial, apresentam características de brilho e forma marcados por linhas geométricas. Podem representar diversos significados diferentes entre eles, instrumentos de prevenção, cura de doenças, talismãs e amuletos de proteção.
O que a Mada tem a ver com isso?
A Mada está no mercado há mais de 20 anos e tem como principais filosofias transformar, dar vida e sentidos aos ambientes. Numa época tão simbólica como o Natal, a decoração não poderia passar batido. Para Fabio Scavassa, sócio-diretor da Mada, a cristaleira tem um valor muito afetivo para a maioria das pessoas que encomendam. “Acho que isso é muito cultural. Nós guardamos nas cristaleiras objetos que julgamos importantes. Por isso mesmo, quando recebemos esse tipo de projeto aqui na empresa, nós fazemos questão de valorizar o perfil do cliente e o significado que esse mobiliário pode representar na sua casa”, explica.