Proposta lúdica, cores que despertam harmonia e boas vibrações, móveis na altura dos olhos da criança e ambientação que estimule a independência. Um dos queridinhos dos papais e das mamães, o quarto montessoriano se mantém em alta. Líder de preferências, é um ambiente propício para auxiliar no desenvolvimento infantil. O método defende a ideia de um local com aprendizado mais criativo e dinâmico.
Juliana Torres, designer e mãe, não pensou duas vezes em qual tipo de quarto gostaria para o seu bebê. Conhecedora e adepta do conceito montessoriano, resolveu procurar uma marcenaria que pudesse dar vida ao projeto que ela já tinha esboçado no papel. “Acho que eles foram muito fiéis ao meu projeto, conseguiram aproveitar 100 por cento do espaço com móveis sob medida e de uma ótima qualidade”, conta Juliana.
O papel da marcenaria: segurança como elemento principal
A escolha dos materiais, os nichos arredondados, o processo de laqueação feito com exatidão, a troca de vidro por acrílico, o uso da fita dupla para fixar objetos ao invés de pregos. Tudo é pensado e executado para que o seu bebê possa engatinhar ou andar pelo quarto com total liberdade e sem qualquer tipo de perigo.
Diferente de outros produtos que são feitos para o público final, o quarto montessoriano não é criado para os pais, mas sim para os filhos. Fabio Scavassa, sócio-diretor da Mada, explica que mais importante do que os pais gostarem, é atender as necessidades da criança. “Estamos falando aqui sobre bebês com meses ou poucos anos. É muito importante nos atentarmos em cada detalhe, cada acabamento de forma que o ambiente não ofereça nenhum tipo de perigo para o bebê. Precisa ser extremamente seguro”.
Cores, estilo e design
Azul, branco, verde e amarelo. Cores que passam sensação de tranquilidade, mas, ao mesmo tempo, conseguem estimular a criatividade. Figuras geométricas, desenhos, animais e demais elementos que conversam com a proposta lúdica. No mundo do design, tudo conversa entre si e além de decorar o ambiente, tem a responsabilidade de passar algum tipo de informação.
O quarto montessoriano
Cama baixinha para ir e vir quando quiser. Móveis na altura dos olhos. Livros e brinquedos sempre de fácil acesso e à disposição. Liberdade. Criatividade. Independência. Essa é a proposta de um quarto montessoriano, priorizar a autoeducação e ser um ambiente feito necessariamente para a criança.
Especialistas recomendam entender o conceito e aplicá-lo não só em outros ambientes, mas também na rotina de forma geral. Precisa-se investir na educação, no lazer, na saúde, no bem-estar, enfim, em todos os aspectos que auxiliem no desenvolvimento físico, emocional e intelectual desse bebê.